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REGULAMENTO

1. DA ADMINISTRAÇÃO

1.1 - A regulação e regimento de todos os torneios virtuais da LIGA F1 DE AUTOMOBILISMO VIRTUAL será por meio da Direção declarada. É obrigatório a leitura deste regulamento e a total concordância com o aqui descrito pelos pilotos inscritos ou seus responsáveis.

 

2. DO DIREITOS DE IMAGEM

2.1 - O piloto inscrito e participante está autorizando automaticamente a LIGA F1 DE AUTOMOBILISMO VIRTUAL a ter o direito de utilização de imagem (caso seja disponibilizada) do mesmo nas transmissões, mesmo em caso de desistência ou exclusão da liga;

 

3. DO CAMPEONATO DE CONSTRUTORES

3.1 - A liga incentivará a formação de times para que seja realizado a competição do Campeonato de Construtores;

3.2 - Cada time poderá definir o seu nome;

3.3 - Cada time poderá escolher dois pilotos de cada uma das categorias Supremo, Extreme, Maximus, Master e Hard totalizando no máximo 10 pilotos para compor o time;

3.4 - Cada equipe deverá indicar o seu Capitão e Vice-capitão, caso isso não ocorra os pilotos do Grid Supremo serão reconhecidos pela liga como Capitão e Vice-capitão do time;

 

3.5 - Os carros escolhidos pelos pilotos do Grid Supremo serão os carros utilizados pelos pilotos dos demais GRID´s;

3.6 - As equipes poderão ser formadas até o início do campeonato;

3.7 - Caso algum piloto seja excluído de seu grid por iniciativa da organização da liga, os pontos e punições deste piloto continuarão a compor a tabela de pontos da equipe desde que o piloto não seja substituído;

3.8 - Caso a equipe decida excluir um piloto ou o piloto decida sair da equipe, os pontos conquistados por este piloto serão removidos da tabela de pontos da equipe; as punições continam a compor a tabela de pontos da equipe;

3.9 - Se um piloto de uma equipe não conseguir competir em uma rodada, o piloto poderá ser substituído por outro piloto de um grid abaixo;

3.10 - Um piloto poderá ser substituído 3 vezes;

3.11 - Um piloto poderá substituir 2 vezes;

3.12 - Os pontos conquistados pelo piloto substituto serão considerados apenas para a tabela de pontos da equipe;

3.13 - A equipe deverá avisar a organização da liga com antecedência de 3 horas da etapa sobre a substituição do piloto faltante;

3.14 - Em caso de empate pelo número de pontos entre dois ou mais times, serão seguidos os seguintes critérios de desempate: I – Número de vitórias; II – Número de segundos-lugares; III – Número de terceiros-lugares, e assim subsequentemente, até maior número de décimos lugares;

4. DO CAMPEONATO

4.1 - Cada temporada será composta por 8 etapas previamente divulgadas;

 

4.2 - A pontuação será distribuída de acordo com a posição final apresentada no jogo. Do 1° ao 20° colocado receberão os pontos abaixo:.

1° - 30 pontos

2° - 25 pontos

3° - 22 pontos

4° - 20 pontos

5° - 18 pontos

6° - 16 pontos

7° - 14 pontos

8° - 12 pontos

9° - 10 pontos

10° - 8 pontos

11° - 6 pontos

12° - 4 pontos

13° - 2 pontos

14° ao 20º - 1 ponto

4.3 - O pole position em cada etapa recebe 1 (um) ponto extra,

4.4 - O piloto com a volta mais rápida, desde que termine a corrida entre os 10 primeiros colocados, receberá 3 (três) pontos extras; Caso o piloto que conquistou a volta mais rápida esteja entre o 11º e 20º lugar, receberá 2 (dois) pontos extras.

4.5 - O nível da IA (inteligência Artificial) será 41 (médio), serão concedidos pontos apenas para os pilotos que completarem a corrida do início até a bandeirada final. 

 

4.6 - O resultado oficial das corridas será o que for mostrado na tela final da transmissão oficial.

4.7 - Não haverá análise sobre resultado oficial por contagem equivocada ou inexplicada do tempo de prova de algum piloto.

 

4.8 - Em caso de empate pelo número de pontos entre dois ou mais pilotos ou duplas, serão seguidos os seguintes critérios de desempate: I – Número de vitórias; II – Número de segundos-lugares; III – Número de terceiros-lugares, e assim subsequentemente, até maior número de décimos lugares;

 

​4.9 – O lobby da sessão será criado 20 minutos antes do evento, no modo para convidados. A organização não se responsabiliza por eventuais problemas de conexão ou de acesso à sala de jogo do(s) piloto(s). A liga recomenda que os pilotos ingressem com 20 minutos de antecedência.

4.10 – Será feito um briefing com os pilotos na sala de jogo;

4.11 – Todas as sessões serão configuradas para o horário oficial (de realização da F1) e da seguinte maneira no lobby:

Opções de Lobby

Máximo de jogadores: 22

Privacidade da sessão: Apenas convidados

Categoria do Carro: F1 2022

Acerto do carro: Completo

Desempenho do carro: Igual

Restrições de assistência

Assistência de Direção: não

Assistência de freios: não

Freio ABS: não

Controle de tração: não

Traçado Dinâmico: não

Caixa de Câmbio: Manual

Assistência nos boxes: não

Assistência na saída dos boxes: não

Assistência ERS: não

Assistência DRS: não

Estrutura do Fim de Semana

Formato do fim de semana: Padrão

Formato de treino: não

Formato de classificação: Curto

Duração da Sessão: Longa

Clima e Hora do Dia

Clima predefinido: dinâmico

Horário de início da sessão: realista

Precisão da Previsão: Aproximada

Regras e Bandeiras

Regras e bandeiras: sim

Rigor do corte de curvas: rígido

Regras de Parque Fechado: sim

Experiência de Pitstop: imersiva

Safety car: padrão

Experiência de Safety car: imersiva

Volta de apresentação: sim

Experiência de volta de apresentação: imersiva

CONFIGURAÇÕES DE SIMULAÇÃO

Dificuldade IA: 41

Tipo de superfície: realista

Modo de recuperação: nenhuma

Dano ao carro: padrão

Frequência do Dano ao carro: padrão

Modo pouco comb.: dificil

Inicio corrida: manual

Colisões: sim

Gerando Fantasma: não

Temperatura dos pneus: superfície e carcaça

Simulação de pneus no pit lane: sim

Saída dos boxes insegura: sim

OBS: Vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=BIZLtP9sjNo

4.12 – Cada categoria terá um diretor de prova designado pela direção da liga.

4.13 - A categoria denominada Grid dos Véio terá seu sistema de qualificação diferente das demais categorias, em todas as etapas serão observados os 5 primeiros pilotos da tabela de classificação, estes pilotos não irão participar da qualificação subsequente.

5. DA COPA F1AV

5.1 - A organização da Liga F1AV organizará a título de fechamento de temporada a Copa F1AV.


5.2 - As regras dispostas nos capítulos 6,7 e 8 serão aplicadas durante a Copa F1AV;


5.3 - Não será permitido a substituição de pilotos da equipe por outros pilotos que não sejam da própria equipe na Semi Final;


5.4 - Caso uma equipe classificada não consiga escalar 100% de seus pilotos ela não poderá substituir os pilotos faltantes;


5.5 - A Copa será disputada em 2 (duas) fases, Semi Final e Final;


5.6 - As 4 (quatro) primeiras equipes classificadas no campeonato de construtores estarão automaticamente classificadas para participar da Copa F1AV na fase Semi Final;


5.7 - A Semi Final será disputada em 1 corrida de 50% a serem divulgadas pela direção da F1AV;

5.8 - A configuração do lobby segue o capítulo 4.13;


5.9 - A Semi Final será disputado em sistema de mata-mata, onde a equipe 1ª (primeira) colocada enfrenta a 4ª (quarta) colocada e a equipe 2ª (segunda) colocada enfrenta a 3ª (colocada);


5.10 - As duas equipes classificadas em cada chave da Semi Final da Copa F1AV irão disputar a Super Race;


5.11 - A Super Race será disputada em uma corrida que será divulgada pela direção da F1AV;


5.12 - A equipe campeã, ou seja, que obeter mais pontos na Final receberá a titulo de premiação R$ 5.000,00 (Cinco mil reais) e cada piloto da equipe campeã receberá um Anel da F1AV como prêmio simbólico da temporada;

5.13 - A equipe vice-campeã receberá a título de premiação R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais);


5.14 - A pontuação seguirá a regra do campeonato, descrito no capitulo 4.3;

6. DOS ERROS OU "BUGS"

6.1 - Durante o qualyfing: A sala de jogo será alterada para SESSÃO ÚNICA DE CLASSIFICAÇÃO (1 volta).

6.2 - Entre o qualyfing e corrida ou até 50% de prova: A sala de jogo será alterada para SESSÃO ÚNICA DE CLASSIFICAÇÃO (1 volta), porém o clima será limpo e o Setup será aberto.

6.3 -  50% de prova mais uma volta: A prova será ENCERRADA e serão consideradas as posições de uma volta antes do erro percebido pela direção/narrador.

6.4 -  Persistindo o erro: impedindo a realização da corrida, a etapa será ADIADA ou CANCELADA.

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7. DOS DEVERES E CONDUTAS DOS PILOTOS

7.1 – Cumprir o horário definido, ou seja, o piloto deve estar online 20 minutos antes do início da corrida;

 

7.2 – Utilizar o ID padrão da liga: F1AV_SEUNOMEOUAP3LID0_ (contendo letras e números a escolha do piloto em CAIXA ALTA) identificações complexas que dificultem a narração ou que possam gerar “constrangimento” não serão aceitos;

7.3 – Utilizar conexão via cabo e não Wi-Fi;

7.4 – GRAVAR SUA CORRIDA, inclusive a classificação. Seu vídeo pode ser solicitado pelo diretor de prova para a análise de incidente;

          Punição: -6 pontos.

 

7.5 – É PROIBIDO quebrar intencionalmente o carro durante a sessão de classificação ou corrida.

          Punição: de -6 pontos à exclusão do campeonato sem ressarcimento.

 

7.6 – É PROIBIDO abandonar a sessão de classificação ou corrida na pista, atrapalhando outros pilotos e evitando que seu carro fique no modo IA (Inteligência Artificial). Para desistir da classificação ou corrida o piloto deverá ABANDONAR A SESSÃO de dentro dos boxes, antes de sair da sala de jogo (lobby), evitando que seu carro fique no modo IA (Inteligência Artificial).

          Punição: -6 pontos

 

7.7 - É PROIBIDO utilizar o modo IA (Inteligência Artificial) durante as classificações e corridas, ou seja, É PROIBIDO acessar o menu de pausa do jogo durante sua participação para acesso às funções tais como: Redefinir para a pista, diretor de prova, tipo de câmera, etc;

          Punição: -6 pontos

 

7.8 – Se beneficiar de falhas do jogo (bug´s)

          Punição: Perda de todos os pontos da etapa

 

7.9 – Utilizar de atalhos da pista de forma acintosa e/ou para ganho de tempo

          Punição: -9 pontos e perda de classificação na próxima etapa

7.10 – Ofender ou colocar em dúvida a idoneidade de qualquer outro piloto ou membro da organização; 

          Punição: Sujeito a perda total de pontos e/ou exclusão da liga

7.11 – O piloto que for considerado CULPADO em incidentes de: 

          DANO TERMINAL NO QUALYFINGPunição: -25 pontos

          DANO TERMINAL NA CORRIDA Punição: -25 pontos

          QUEBRA SIDEPOD Punição: -15 pontos

          QUEBRA ASA TRAS Punição: -10 pontos

          QUEBRA DIFUSOR Punição: -10 pontos

          QUEBRA BICO Punição: -5 pontos

          RODADA/PARA FORA DA PISTA Punição: -3 pontos

          ATRAPALHAR VOLTA RÁPIDA NO QUALYFING Punição: - 3 pontos

          *As situações podem ser acumulativas para o mesmo incidente.

          *As situações podem ser acumulativas para incidente com mais de 1 piloto envolvido

          *As situações fora das descritas serão julgadas pela comissão de análise.

7.12 - Em casos onde perceba-se que o piloto de forma deliberada não manteve sua posição durante a volta de apresentação para ganhar vantagem, como por exemplo no aquecimento de pneus, não será aceito.

          Punição: -3 pontos

7.13 - Em casos onde o piloto frear inesperadamente/deliberadamente com muita força na frente de outro(s) piloto(s) que está logo atrás, fora do ponto de frenagem normal, seja por causa do delta ou por qualquer outro motivo e esta ação causar um acidente será punido.

          Punição: -5 pontos

7.14 – É OBRIGATÓRIO utilizar a telemetria, regras detalhadas no capítulo 9;

7.15 -  NÃO PUBLICAR incidentes de corridas oficiais ou treinos livres nos grupos de Whatsapp da liga. Os melhores momentos de todas as corridas são transmitidos em nossas redes sociais.

          Punição: Perda de todos os pontos da etapa

​7.16 – Em casos onde perceba-se má-fé e/ou reincidência.

          Punição: Aumento da pena em pontos, perda total de pontos e/ou exclusão da liga

​7.17 – É dever de todos os pilotos garantir a segurança dos demais pilotos na pista. Casos onde o carro de um piloto esteja com a ASA DANIFICADA, identificada pelo jogo na cor vermelha, dispute posição com outros pilotos e ocasione algum incidente, o mesmo será punido.

          Punição: -5 pontos

8. DAS INVESTIGAÇÃO DE INCIDENTES

8.1 – Todos os incidentes serão analisados por equipe de pilotos e ou ex-pilotos convidados, bem como os diretores da liga que são denominados JÚRI;

8.2 – Não é permitida contestação da análise solicitada e serão somente admitidos os vídeos dos interessados; (exceto se o diretor de prova ou a direção da liga requisitar, ao seu critério, imagens de outros pilotos ou de transmissão);

8.3 - O capitão ou vice-capitão do time que solicitará a investigação de um incidente;

 

8.4 – A solicitação de investigação de um incidente deverá ocorrer até às 12h (meio dia) do dia seguinte a realização da corrida;

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8.4 – A solicitação deverá ser composta pelo vídeo e uma descrição da solicitação de análise; o envio deverá ser feito para o diretor de prova da categoria do incidente (via Whatsapp);

8.4 –  A comissão de análise, por iniciativa própria, poderá iniciar um processo de investigação a qualquer momento caso exista fatos que justifique a abertura do processo;

 

8.5 – O capitão ou vice-capitação do piloto sob investigação, tem 24h após pedido do diretor de prova para enviar seu vídeo de defesa e descrever com suas palavras se no lance investigado, ele se considera inocente ou culpado. O vídeo de defesa e o texto de defesa deverão ser enviados via Whatsapp para o diretor de prova. Caso o piloto investigado se considere culpado, os argumentos não precisarão ser enviados. Caso este prazo não seja cumprido a análise será realizada somente com o vídeo do solicitante e sem considerar a argumentação de defesa;

8.6 - A liga poderá solicitar a gravação de uma corrida até 6 dias após a conclusão de uma etapa. Caso seja solicitado um vídeo para análise e o piloto não disponibilize, o piloto investigado incorrerá no Capítulo 7.4; 

 

8.7 – Todo piloto, através do capitão ou vice-capitão tem direito de solicitar análise de incidentes quantas vezes forem necessárias durante o campeonato e todas serão analisadas e seus resultados divulgados, porém o piloto solicitante perde este direito quando 2 (dois) de seus pedidos, durante o campeonato, tenha como resultado que NENHUMA AÇÃO (Acusado considerado Inocente) será tomada;

 

8.8 – Incidente ocorrido na 1° volta, onde o piloto sob análise é punido, terá um acréscimo de -3 pontos sobre o julgamento realizado.

8.9 – É de responsabilidade do Diretor de Prova criar o Tribunal da F1AV para que o julgamento ocorra, este tribunal será criado via grupo temporário de Whatsapp;

8.10 – O capitão ou vice-capitão do piloto solicitante da análise e o piloto acusado poderão acompanhar a análise dos vídeos e o julgamento do incidente participando do grupo de Whatsapp;

8.11 – Participarão do julgamento o JÚRI, o diretor de prova do GRID ao qual originou a análise, o capitão e vice-capitão do piloto solicitante e do piloto acusado e a equipe de tecnologia responsável pelo registro do resultado;

8.12 – Apenas o JÚRI tem poder de voto, os demais participantes do tribunal deverão participar como ouvintes. Argumentações extras dos pilotos envolvidos, durante o julgamento, será considerado como interrupção do julgamento e os mesmos serão removidos do tribunal;

8.13 – O JÚRI irá julgar se existe culpabilidade do piloto investigado, caso seja formado maioria, o JÚRI irá avaliar se o incidente está previsto no Capítulo 7 - DOS DEVERES E CONDUTA DOS PILOTOS. Caso o incidente esteja previsto então aplica-se a punição prevista. Caso não esteja previsto no Capítulo 7, o JÚRI irá julgar se o incidente é LEVE, MÉDIO e GRAVE. Havendo empate, o incidente será considerado MÉDIO;

8.14 - O JÚRI considerando que o piloto investigado é inocente nenhuma sanção será imputada ao piloto investigado;

 

8.15 – Se o incidente for considerado LEVE será aplicado uma punição de -3 pontos, caso seja médio será aplicado uma punição de -5 pontos e caso seja grave será aplicado uma punição de -10 pontos.

9. DA TELEMETRIA

9.1 - A F1AV inova mais uma vez e cria uma telemetria própria e oferece aos seus pilotos de forma gratuita;

9.2 - A telemetria é utilizada também para coletar estatisticas dos pilotos e realizar a atualização na tabela de pontuação do campeonato de equipes (construtores) e pilotos;

9.2 - É OBRIGATÓRIO utilizar a telemetria do jogo em modo público;

Punição: Perda de todos os pontos da etapa

9.3 - É OBRIGATÓRIO configurar a opção "Mostrar os nomes dos jogadores" como "Sim";

Punição: Perda de todos os pontos da etapa

9.4 - É OBRIGATÓRIO manter a ID que será utilizada no jogo atualizada em seu perfil no Site;

Punição: Perda de todos os pontos da etapa

Motivo: As obrigações acima são necessárias porque a telemetria da F1AV apresenta os nomes dos pilotos, este nome é utilizado para relacionar o cadastro do piloto no site e registrar a pontuação conquistada pelo piloto e também das equipes. Caso a telemetria esteja fechada ou o nome dos jogadores não esteja marcado como sim ou seu ID não esteja atualizado no seu perfil, o jogo não enviará o nome do piloto para telemetria e não será possível encontrar o piloto no sistema de Gestão, logo o sistema de gestão de pilotos não saberá quem é você e não conseguirá registrar os pontos.

OBS: Vídeo explicando como configurar a telemetria: https://youtu.be/vQSgv1nHaGQ

10. DA PREMIAÇÃO DOS GRID'S

10.1 – Os 3 primeiros colocados de cada grid receberão um troféu como premiação, o custo de envio será por conta do ganhador de cada troféu.

11. DA ASCENSÃO

11.1 - Será monitorado o desempenho de cada piloto durante a temporada e conforme avaliação da direção da liga os pilotos serão alocados nos grids da edição posterior.

11.2 - O piloto que não atender a ascensão de grid definido pelo item 10.1 do regulamento fica impedido de receber as premiações e troféus oferecidos pela liga;

12. DO REBAIXAMENTO

12.1 - Grid SUPREMO: 18°, 19° e 20° colocados serão rebaixados.

12.2 - Grid EXTREME 1: 18°, 19° e 20° colocados serão rebaixados.

12.3 - Grid MÁXIMUS: 18°, 19° e 20° colocados serão rebaixados.

12.4 - Grid MASTER: do 17° ao 20° colocados serão rebaixados.

12.5 - Será monitorado o desempenho de cada piloto durante a temporada e conforme avaliação da direção da liga os pilotos serão alocados nos grids da edição posterior.

13. DAS LIVE STREAMING

13.1 – A liga F1AV é uma comunidade que está antenada na evolução do AV no cenário nacional e internacional. A liga compreende que permitir que os pilotos participantes transmitam suas corridas em plataformas de Streming é algo importante para promoção do AV e autopromoção dos pilotos. A partir da 12ª temporada será permitido que os pilotos façam transmissão de suas corridas ao vivo;

13.2 – Os pilotos que desejarem realizar a transmissão de suas corridas deverão com antecedência comunicar o diretor de prova sobre sua intenção;

13.3 – O piloto que realizar a transmissão ao vivo será o ÚNICO responsável pela qualidade de sua conexão durante a etapa;

13.4 – Caso seja constatado que a conexão do piloto estava ruim (LAG´s, bad/slow connection, carro pulando para outros pilotos, travamento de lobby, bugs relacionados a posição e número de voltas na corrida sendo apresentados de forma incorreta) durante a corrida, estes pilotos serão prontamente advertidos pelo diretor de prova e diretor da liga;

13.5 – Caso ocorra reincidência o piloto poderá perder os pontos da etapa;

13.6 – Persistindo o problema o piloto poderá ser excluído da liga.

14. DA SUPERLICENÇA F1AV

14.1 - A Organização da Liga F1AV institui a Superlicença;

14.2 - A Super Licença será ativada em uma temporada a partir do momento em que o piloto finalizar sua inscrição no site e realizar o pagamento de sua participação;

14.3 - Para que um piloto participe dos campeonatos da Liga, o mesmo deverá está com a sua Superlicença ativa;

14.4 - Ao longo do campeonato, todos os pontos perdidos pelo piloto por incidentes ou qualquer outra punição que seja convertida em pontos, será computado na Superlicença;

14.5 - Caso um piloto acumule 30 pontos em sua Superlicença o mesmo fica impedido de competir a próxima pista;

14.6 - Caso um piloto totalize 45 pontos em sua Superlicença o mesmo fica impedido de competir a próxima pista;

14.7 - Caso um piloto totalize 60 pontos em sua Superlicença o mesmo terá sua Super Licença suspensa na temporada;;

14.8 - Caso o piloto pertença a alguma equipe e o piloto fique impedido de correr, a equipe poderá substituir o piloto seguindo as regras dos capitulos 3.9, 3.10, 3.11, 3.12;

14.9 - Ao fim de cada temporada os pontos da Super Licença será zerado.

15. DAS QUESTÕES CONFLITUOSAS

15.1 - Em situações onde o regulamento não alcance/resolva determinadas questões conflituosas ou havendo conflitos de argumentos e ideias entre os diretores a organização da Liga F1AV na pessoa do CEO MARCOS SILVA irá tomar a decisão final ou voto de Minerva.

  

NOTA:

 

1 - A organização da F1AV se reserva o direito de realizar ajustes e "encaixes" nos grids conforme necessidade para a melhor organização dos eventos por ela organizados.

2 - A organização da F1AV publica o fluxograma de como ocorre as análises dos incidentes denunciados durante os campeonatos da liga. Clique aqui.

 

3 - Versão PDF 

 

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