top of page
  • Gustavo Cintra

Duelos, Decisão de campeonato e manobras espetaculares marcaram a última etapa do Grid Extreme.

Na última terça-feira (13/04) foi realizada a última etapa do Grid Extreme da 6° Temporada.


Com Prost já campeão e Renan com o vice-campeonato assegurado, a disputa pela P3 estava aberta entre Tonelladas (123 pontos), Artur Melo (112) e ThiagoTC (114), já que Kelvin (113) não estaria presente na última corrida do campeonato.


O já campeão Prost ficou com a pole, com o tempo de 1:18,195. Desta vez apenas quatro pilotos estiveram a menos de um segundo de Prost, sendo eles: Renannn (1:18,361), Artur Melo (1:18,506) e Tonelladas (1:18,874).


Logo na largada, drama para Renannn que não largou bem e foi ultrapassado por Artur Melo e Tonelladas. João Ildeu teve problemas na curva 1, resultando em uma precoce visita a caixa de brita na primeira curva do circuito. Logo após a curva 1, já na Curva Grande, a Racing Point de Dedeus, que largou em P8, passava Renannn por fora para assumir a P4 e já pegava o vácuo de Tonelladas para a aproximação na Variante dela Roggia.



Ao inicio da 3° Volta, Renannn disputava com Tonelladas a P3 e após uma boa saída da parabólica o Vice-campeão conseguiu uma decente velocidade final, tendo quase que uma corrida de arrancada com Tonelladas até a curva 1, onde por fora na primeira perna e por dentro na segunda, Renannn conseguiu a P3 de prova. Porém, como já dizia o pentacampeão Juan Manuel Fangio; “carreras son carreras”, e Tonelladas com uma saída assustadoramente forte da curva 1 fez a entrada da Curva Grande grudado na caixa de marcha de Renannn, que por sua vez pensava em defender o lado de dentro na Variante della Roggia, assim dando o lado de dentro na Curva Grande para Tonelladas, que fizeram da curva 3 ate a della Roggia lado a lado, porém com mais velocidade do vácuo, Tonelladas se viu a frente na curva 4 para o ponto de frenagem, retomando a P3 de prova.




Volta 6 para 7 e na saída da Variante Ascari Thiago TC encontrou o fim de sua prova e de seu campeonato, abandonando a prova e deixando o duelo pelo terceiro lugar do campeonato entre Artur Melo e Tonelladas.


O Safety Car foi acionado devido ao acidente do Thiago no momento ideal para a troca de pneus, mas os líderes da prova Prost e Artur haviam acabado de passar da entrada dos boxes, tendo que dar uma volta debaixo de bandeira amarelo (40% do ritmo). Por esse motivo, Italo assumiu a liderança da prova, passando a frente de Prost e Artur cairia para P5, com Zoio e Douglas Lima a sua frente. Tonelladas era apenas o 11°.


Logo na relargada, Prost não perdeu tempo e já engoliu a Renault de Italo assumindo a P1 de prova antes da Curva 1.



Na volta 11 Artur Melo entrou para o clube da dupla ultrapassagem, provendo para quem estava assistindo a corrida um momento espetacular na saída da parabólica, conseguindo um ritmo alucinante e uma altíssima velocidade final, passando 2 carros e assumindo a P4 de prova.



Infelizmente na volta 13/27, o Piloto Renannn abandonou a prova, como na transmissão não houve nenhuma imagem que apontasse oque ocorreu, nossa equipe correu para o paddock para saber o que tinha ocorrido, porém o incidente já estava em analise, a informação que nossa equipe tem é que aconteceu algo na abertura da 13° volta entre Renannn e Dedeus deixando o vice campeão fora da última corrida da temporada.


Abertura da 23° volta e Kleber Gomes e Dedeus promoveram um dos mais belos duelos da noite. Voltas atrás com uma ultrapassagem incontestável Dedeus havia assumido a P3 quando veio absurdamente mais rápido para a curva 1 e passou Kleber Gomes, porém, como diz o ditado: “tudo que vai volta” e Kleber Gomes, saindo da parabólica na volta 22 para 23, achou um espaço por fora e foi comprometido na reta para a ultrapassagem. Quando Dedeus percebeu a manobra de Kleber já era tarde, o piloto da Racing Point ainda tentou espremer o piloto da RedBull o máximo possível perto da grama, mas Kleber estava tão comprometido com a manobra que fez, como mencionado por nosso narrador Tancredo Araújo, uma releitura de Schumacher e Barrichello em 2010 na Hungria, com toda a licença poética, Kleber retomou a P3 de prova.




A corrida não teve alterações até seu final, onde tanto Kleber Gomes quanto Dedeus teriam punições a pagar no final da prova, resultando em Tonelladas com a P3 e assumindo também o 3° lugar de pilotos, garantindo sua vaga no Grid Supremo na próxima temporada.


Assim ficou o resultado final de prova:



Tabela de pilotos e equipes após á ultima etapa:


Para ver os melhores momentos e as corridas na integra siga-nos nas nossas redes sociais:


Texto: Gustavo Cintra

Revisão: Claudio Wannmacher

33 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page