top of page
  • Redação GE

Confira as duplas que prometem rivalidades intensas na F1 em 2021

Após dança das cadeiras no mercado, disputas entre os pilotos dentro das equipes podem gerar atritos ao longo da temporada

Acabou a espera. A Fórmula 1 está de volta. E uma das maiores expectativas para a temporada 2021 é a possibilidade de novas rivalidades internas que podem bagunçar o grid e dar mais emoção ao campeonato. Embora ainda longe das disputas históricas, como a mais recente protagonizada por Lewis Hamilton e Nico Rosberg na Mercedes, cinco duplas se enfrentarão ao longo do ano com muito a provar, o que pode apimentar os confrontos nas pistas - e até mesmo fora delas.


Pilotos vão enfrentar disputa "em casa" na F1 em 2021 — Foto: Infoesporte



1 - Charles Leclerc x Carlos Sainz (Ferrari)

Charles Leclerc e Carlos Sainz formam dupla da Ferrari em 2021 — Foto: Infoesporte


A chegada de Carlos Sainz na Ferrari é uma das novidades da temporada. Substituto de Sebastian Vettel, o recém-chegado ainda vai encontrar um ambiente de tensão no time, resquício do conflito entre o tetracampeão e Leclerc e da pior temporada da equipe nos últimos 40 anos. O espanhol terá que fazer por onde para se mostrar digno da chance ímpar que recebeu da escuderia.


Além disso, Sainz também terá que manter resultados em uma equipe na qual a pressão sobre o segundo piloto é constante. Na garagem ao lado, Leclerc vai assumir pela primeira vez o posto de líder do time e precisará mostrar quem é que manda. Sua extensão de contrato, que vai até 2024, pode ser um indicativo de sua vantagem na Ferrari, mas os resultados na pista podem mudar tudo - assim como foi com sua chegada na equipe, em 2019.



2 - Daniel Ricciardo x Lando Norris (McLaren)

Daniel Ricciardo e Lando Norris, da McLaren — Foto: Infoesporte


Uma das duplas mais extrovertidas do grid, Daniel Ricciardo e Lando Norris são promessa de entretenimento na F1 em 2021. O australiano, ex-Renault (hoje Alpine), chega com objetivo de trazer as vitórias que faltaram em 2020, quando o time conquistou dois pódios e terminou em terceiro lugar no campeonato de construtores, e conta com a impulsão do novo motor Mercedes na missão.


Ao contrário de Ricciardo, Norris não teve um 2020 de bons resultados individuais; conquistou o primeiro pódio no GP da Áustria, mas pecou na consistência na segunda metade do campeonato e viu o ex-colega, Carlos Sainz, se sobressair. Em 2021, o britânico quer abandonar seu perfil brincalhão para manter-se focado e deixar a derrota do último ano para trás, mas para isso terá que fazer frente a um novo companheiro mais experiente e mais completo.



3 - Max Verstappen x Sergio Pérez (RBR)

Max Verstappen e Sergio Pérez, da RBR — Foto: Infoesporte


Sergio Pérez já provou em seus anos de Racing Point (hoje Aston Martin) que não deixa nada barato para seus companheiros, tendo dificultado as vidas de Nico Hulkenberg, Esteban Ocon e Lance Stroll. Em 2020, o piloto superou Stroll para fazer a melhor temporada de sua carreira, faturando um quarto lugar na tabela, e levando a vitória no GP de Sakhir, que sacramentou sua ida para a equipe austríaca.


No entanto, o mexicano terá como rival a potência Verstappen, que não conquistou o vice-campeonato de 2020 por apenas nove pontos e, de igual modo, também não dá vida fácil aos companheiros. Após experimentar temporadas tranquilas com colegas como Pierre Gasly e Alexander Albon, o holandês voltará a ter uma concorrência mais forte com Pérez, que já garantiu não ter nada a perder na disputa entre a dupla.



4 - Sebastian Vettel x Lance Stroll (Aston Martin)

Sebastian Vettel e Lance Stroll, da Aston Martin — Foto: Infoesporte


De favorito a segundo piloto, Sebastian Vettel deixou a Ferrari com um sonho frustrado, mas pode esbarrar mais uma vez no favoritismo ao piloto "da casa". O tetracampeão, já com 33 anos, promete estar em outro clima e se mostrou disposto até mesmo a ajudar no desenvolvimento de Stroll, filho do proprietário da Aston Martin, Lawrence Stroll.


No entanto, além da preferência, que falou mais alto no conflito do canadense com Sergio Pérez, Stroll vem de um bom retrospecto em 2020, quando conquistou dois pódios nos GPs da Itália e de Sakhir, e uma pole position no GP da Turquia. O piloto de 22 anos pretende manter sua evolução em 2021 e se reafirmar na F1 como mais que um piloto pagante, aspectos que podem entrar em conflito com a busca de Vettel por reafirmação após duas temporadas doloridas na Ferrari.



5 - Mick Schumacher x Nikita Mazepin (Haas)

Mick Schumacher e Nikita Mazepin, da Haas — Foto: Infoesporte


Velhos conhecidos das disputas da Fórmula 2 em 2020, a dupla estreante da Haas precisa mostrar que a arriscada decisão de colocar dois pilotos inexperientes em uma equipe de Fórmula 1 não foi um erro e decidir, juntamente com Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, quem é o melhor novato da temporada. Atual campeão da F2, Mick Schumacher é o favorito, mas o alemão terá que enfrentar um adversário que promete incomodar.


Mazepin é o principal patrocinador da equipe americana e, embora rápido, teve sua trajetória nas categorias de base marcada por lances polêmicos que podem complicar a disputa da dupla dentro das pistas. O russo, por sua vez, terá que se esforçar para limpar sua imagem e provar que tem mais a oferecer na F1 do que o patrocínio da equipe, mas para isso, vai esbarrar em um adversário forte.


Horários GP do Bahrein F1 2021 — Foto: Editoria de arte


fonte: https://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/confira-as-duplas-que-prometem-rivalidades-intensas-na-f1-em-2021.ghtml

28 visualizações1 comentário
bottom of page